Profetas

O Ministério Profético

Vivemos dias de restauração na igreja do Senhor. Estamos no tempo iminente em que o Espírito Santo será derramado sobre todos os povos, e estes virão a profetizar, terão sonhos e visões. Estamos às portas do tempo do fim, a segunda vinda do Senhor nunca pareceu tão próxima. Nenhuma outra geração sentiu o que estamos sentindo, nem mesmo se viu o que estamos vendo. A restauração que estamos vivendo é de fato um chamado para preparar o caminho do Senhor.
O ministério profético sempre foi parte fundamental para restauração de princípios Bíblicos. Assim aconteceu todas as vezes que o povo se desviou. O ministério profético é o meio que Deus usa para que o Seu povo se volte para Ele.
Que figuras bíblicas apontam para este momento profético?

1. As Festas em Israel - As figuras e os acontecimentos do Velho Testamento são sombras do que realmente esta para acontecer. Havia festas em Israel com diferentes significados e que simbolizavam o cumprimento da vinda do Cristo. Segundo o quadro abaixo constatamos que durante a história, a igreja já experimentou a maioria destas festas, com exceção da festa dos Tabernáculos.

AS FESTAS O SIGNIFICADO E CUMPRIMENTO EM CRISTO

 A PÁSCOA
        
Libertação dos filhos de Israel - Lev.23:5
        
Cristo imolado por nós - 1 Cor. 5:7

PÃES ASMOS
        
Purificação do fermento egípcio - Lev.23:6-8
        
Purificação do fermento do pecado - 1Cor. 5:7-8

PRÍMICIAS
        
Movimento dos primeiros frutos e promessa de próximos - Lev.23:9-14
        
Cristo, as primícias da ressurreição - 1Cor. 15:20-23

PENTECOSTES
        
Abundância de colheita - Lev.23:15-21
        
Abundancia do Espírito - Atos 2 / 1 Cor.12:13 / Ef. 2:11-12

TROMBETAS
        
Convocação santa - Lev.23:23-25

Trombetas anunciando a volta de Jesus - 1Cor 15:52

YOM KIPPUR
        
Sacrifícios pelo pecado - Lev.23:26-32

Cristo sacrifício vivo - Heb 9:10 / Rom. 11:25-29

TABERNÁCULOS
        
Memorial das tendas no deserto - Lev.12:33-44

Morada celestial - Apoc. 21:1-3

Para a celebração desta Festa, era necessário uma preparação com as Festas das Trombetas, Expiação e finalmente os Tabernáculos. A Festa das Trombetas lembrava o Dia da Expiação, quando o povo era santificado para encontrar com o Senhor no Santo dos Santos. Deus tem levantado nestes dias profetas para tocar suas trombetas e convocar todo o povo para santificação e se encontrar com Jesus.
2. Ministério de Elias (Ml 4.5,6) – A semelhança de João Batista, Deus tem levantado nestes dias, pessoas para profetizarem na "unção e poder do Único Deus" (significado da palavra Elias), conclamando a igreja ao arrependimento e santificação, pois é chegado o Reino dos céus.
3. As duas testemunhas de Apocalipse 11.3-13
(Representando o ministério Profético e o ministério da Palavra), o Filho Varão de Apocalipse 12.1-6, que está sendo gerado pela igreja (a mulher com dores de parto) e os 144.000 que foram selados (Apoc. 7.1-8; 14.1-6). Todas estas figuras falam do mesmo mover, e o fato das 144.000 testemunhas procederem de todas as tribos mostra que o único dono deste mover será o próprio Deus, e que o mesmo não ficará restrito a nenhum segmento individual de sua igreja.

Deus quer que todos profetizem...

Um estudo sistemático da bíblia deixa claro que o Senhor deseja que o Seu povo profetize.Cada pessoa pode profetizar, esse é o desejo de Deus. Vamos ver algumas passagens:
"Nos últimos dias diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão; os jovens terão visões, os velhos terão sonhos,"(atos 2:17)
"Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o de profetizar."(1 cor.14:1)
"Pois todos vocês podem profetizar, cada um por sua vez...” (1 cor.14:31)
"Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar...” (1 cor.14:39)

Profetizar não significa ser Profeta!!!

Como lemos acima todos podem profetizar, em Efésios Paulo diz que quando Jesus ascendeu aos céus Ele deu dons aos homens. Isto foi de graça, não precisamos de sacrifícios para conseguir isto. Existe sim, uma disciplina a ser seguida, a qual se chama fé. Em Romanos 12:6, a palavra declara que aquele que profetiza, faça de acordo com a fé que tem. Então todos podem profetizar de acordo com a fé, isto é, se eu creio que Jesus subindo aos céus deu dons aos homens, então conseqüentemente Deus me deu o dom de profetizar, isto é meu. Mas isto me qualifica como profeta?
Não! Profeta é um chamado soberano de Deus para a vida de uma pessoa. O profeta declara a vontade de Deus, traz luz ao povo de Deus sobre Seu caráter. Sua influencia pode abranger desde a igreja até mesmo nações. Ele é dado para aperfeiçoamento da Igreja, para que chegue a perfeição. Ele tem função de aprimorar a igreja no dom profético. A igreja em Antioquia é exemplo de uma igreja onde profetas tinham uma função definida. Podemos resumir em uma palavra tudo isso, a diferença é a influência. Paulo fala "nem todos são profetas". Profeta é um chamado soberano de Deus para uma pessoa. A mensagem profética tem foco sobre santidade, justiça e amor. Muitos erros acontecem em determinadas igrejas quando qualificam aquele que profetiza como profeta. Chega a ser desastroso, pois é fato que todo ser humano tem sede pelas coisas sobrenaturais (ler Isaias 8:18-23), quando as pessoas focalizam aquele que muito profetiza dando poder a essa pessoa, isso causa divisões e rachas sérios.
Eu tenho uma opinião de que todos somos seres espirituais, portanto todos podem ter acesso a essa realidade invisível. Isso me deixa claro que eu tenho acesso aos céus a hora em que desejo, posso andar vendo e ouvindo o Senhor. Em Hebreus diz que o sangue me dá livre acesso ao trono de Deus. Então com ousadia eu vou com inteireza de fé até onde Deus está. Onde os anjos adoram dia e noite. Eu tenho liberdade para isso. Eu preciso de experiências sobrenaturais, pois eu sou sobrenatural. Eu sou um homem espiritual antes de ser carnal. Jesus nos encoraja a pedir, a buscar e a bater pela busca do Espírito Santo, ou seja, Ele disse para eu buscar tais experiências. Então eu quero profetizar, ter sonhos e visões. Ver anjos atuando. Realizar sinais e maravilhas. Curar os enfermos e expulsar os demônios. "Ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens".

As manifestações Proféticas

São muitos os tipos de experiências sobrenaturais. Todd Bentley , um reconhecido evangelista profético do Canadá, escreveu um estudo intitulado "Living under an open heaven" (Vivendo debaixo de céus abertos) onde ele aborda os níveis de experiência. Creio em seu estudo e quero utilizar aquilo que ele escreveu em seqüência.
Todos esses níveis são para pessoas nascidas de novo. Não existem restrições para experimentar, não é necessário ser profeta de oficio.
Nível 1
Impressões - O corpo sente dores de pessoas, nossa alma se angustia ou sente-se opressa. Este nível é de percepção das coisas escondidas, é uma revelação.
Nível 2
Visões externas – É como se estivéssemos de frente para uma tv e assistimos algo sobre o passado, presente ou futuro. Sobre isso falarei mais a frente, a interpretação dos fatos.
Nível 3
Visões internas- Elas acontecem dentro de nós,em nosso interior.São mais vividas do que as externas.Este tipo de experiência é a mais freqüente comigo.
Nível 4
Sonhos- Acontecem enquanto dormimos, onde Deus não precisa lidar com nosso intelecto. Estamos nesse estado totalmente livres para Deus.
Nível 5
Arrebatamento - São praticamente sonhos acordados onde nossos sentidos são totalmente arrebatados. Neste nível geralmente pode acontecer de receber revelação fora do corpo, caminhar por lugares físicos no espírito.
Nível 6
Voz audível de Deus- Pode ser tanto interna quanto externa. Uma voz claramente é ouvida no espírito ou mesmo no físico. Quero acrescentar algo que está no livro "Como ser dirigido pelo Espírito” (Kenneth Hagin Sr.)
As vozes segundo Kenneth são três: testemunho íntimo, voz do íntimo e voz do Espírito Santo. O testemunho nos dá um sentimento favorável ou contrário. A voz do intimo é quando a voz é suave. O Espírito fala com autoridade. Este nível 6 fala dessa voz com autoridade.
Nível 7
Visitações Angelicais - Podemos vê-los com nossos olhos físicos agindo na realidade física. Somos capacitados a enxergar suas ações no mundo natural. Pode acontecer internamente também. Pode ser também que venham nos trazer mensagens. Kenneth Hagin também compartilha de experiências como essa.
Nível 8
O próprio Senhor - É isto mesmo, o próprio Senhor vem nos visitar. Até hoje eu o vi apenas duas vezes. Certa vez passava um momento de depressão, foi quando entendi que eu sou um homem espiritual, e que a Glória do Senhor enche toda a terra. Eu comecei a clamar Santo, então de repente meus cabelos do corpo se arrepiaram e quando olhei para trás, a fim de saber quem era aquele que estava na minha sala. Eu o vi como na visão de João em apocalipse capitulo primeiro. Quando eu o vi todo meu ser foi cheio do seu amor e presença. Isso durou cerca de 15 segundos apenas, mas foi o bastante. Kenneth passou uma hora e meia com Ele.
Nível 9
Terceiro Céu- "Não sei se no corpo, ou se fora do corpo". É comumente chamado de arrebatamento. Foi essa experiência de Paulo em 2 Cor.12.
Nível 10
Translado - Filipe em atos 8 experimentou isso. Corpo, alma e espírito viajam para outro lugar físico, não no espírito.

Algumas outras manifestações Proféticas

Cântico Profético - Quando cantamos algo inspirado pelo Espírito, o qual é uma mensagem a igreja. Não é uma música composta, é espontânea.
Dança Profética - Da mesma forma que o cântico o Espírito Santo nos leva a dançar espontaneamente, com fim de trazer uma mensagem à igreja.
Os dois são diferentes do espontâneo que nós decidimos cantar ou dançar para Deus.
Um aviso importante
Algo muito importante a ser discutido é a motivação de nosso coração para pedir por tais experiências. Devemos saber que isso não é entretenimento nosso. ISSO È PARA A GLORIA DE DEUS. É para cumprir um propósito. Como dissemos anteriormente, nós humanos temos sede por coisas sobrenaturais, então precisamos tomar cuidados com nossa motivação. Pois o dom é gratuito, e de maneira alguma nos é tomado de volta por Deus. Veja os exemplos de Saul, Judas e Sansão. Paulo em romanos fala no capitulo 11 que os dons de Deus são irrevogáveis.
Jesus diz que muitos dirão:" Senhor eu profetizei em teu nome". O Senhor respondera:" Jamais te conheci."
Examinemos nossos corações para saber se estamos corretos em nossos desejos. Não devemos buscar nossa gloria.

Interpretação: Indispensável

Este é outro fator devidamente importante. Podemos receber revelações e errar, ou ainda torná-la falsa por causa da má interpretação. São três os tipos de interpretação: carnal, individual e futurística – a primeira é quando recebemos a revelação de Deus, mas porque temos algo contra a pessoa, ou ainda uma observação através da aparência, concluímos aquilo que Deus nos deu. A segunda está correta, mas o tempo para liberá-la não está correto. A terceira está totalmente bem encaixada, no tempo e na interpretação.

Três tipos da unção profética...

São três os tipos de unção profética sobre a vida de um individuo. São eles: vidente, sinais e profetas para o agora.

Vidente
Suas palavras são futuras, Samuel foi tipo desse profeta vidente. Suas investidas eram direcionadas ao futuro. Esse tipo de unção éa que merece mais cuidado ,pois costumam errar na interpretação. Recebem algo para o futuro e acabam achando que épara o agora.
Sinais
Estes carregam uma dimensão de milagres, sinais e maravilhas nos céus. Elias e Moisés foram exemplos dessa unção. Joel profetizou que nos últimos dias esse tipo de profecia iria aumentar em comprovação de que a vinda do Senhor estaria próxima (Joel 2:28-32). Apocalipse 11:1-6 retrata esse tipo de profecia do tempo do fim. Uma palavra confirmada com sinais no céu e prodígios na terra. Elias simboliza os sinais e Moises a autoridade confiada aos crentes do fim. Estes são dias de terremotos, chuvas, nevascas, fomes e pestes que atestarão que a vinda do Senhor esta próxima.
Profetas para o agora
Esta dimensão diz respeito ao tipo de palavra profética que quando proclamada sua realização se dá no exato momento em que é proferida, ou dias depois.
Dúvidas sobre o dom de profecia
Muitos têm duvidas a respeito de que dom está manifestando e perguntam: Será isso palavra de conhecimento, palavra de sabedoria ou profecia.
Palavra de conhecimento
Esta palavra é algo que jamais fizemos idéia em conhecer. São situações totalmente desconhecidas para a pessoa que as recebe. Podem ser sobre o passado, presente ou futuro. Geralmente palavras de conhecimento são dadas mais freqüentemente para doenças em pessoas, nomes, endereços,identidade e familiares..
Palavra de sabedoria
Da mesma forma que a palavra de conhecimento, a palavra de sabedoria é sobrenatural. Ela diz respeito a atitudes a serem tomadas por aqueles que a estão ouvindo. Tal como não temas, sê forte e mui corajoso.
Profecia
Muitos não sabem diferenciar, pois a profecia traz as duas anteriores totalmente conectadas. Podemos resumir tudo em: é aquilo que Senhor está dizendo agora, tanto para presente quanto para o futuro.
Pistas para receber revelação:

Intimidade - tirar tempo para estar a sós com o Senhor. Ler Sua palavra. Treinamos receber entendimento sobre as coisas através da palavra.
Adorando - ter uma vida de adoração a Jesus é outra pista para chegar as revelações. Tirar momentos para orar e cantar no Espírito. Falar em línguas.
Quietude - ter momentos de quietude na presença de Deus.
Imaginação santificada - as vezes surgem alguns pensamentos em nossas mentes que são gerados pelos Espírito. Tentar deixar-se levar por tais pensamentos. Isto está conectado com a quietude.
Meditação - deixar determinado versículo das escrituras entrar dentro de você... Confessá-lo, imaginá-lo, até mesmo gritá-lo ou rugi-lo. Esta palavra no hebraico significa rugir, falar,imaginar,isto é,meditar.Pedir, buscar e bater - Jesus disse para fazermos isso.
Homens como exemplo
Por toda extensão da bíblia vamos encontrar esse ministério. Uma pista para receber e entender o profético éler sobre suas vidas e experiências. Ainda outros que são contemporâneos nossos que também são exemplos como: Rick Joyner, Steve Thompson, Mike Shea e Davi Silva, Todd Bentley e outros.
Um homem como sinal
No dia 6 de abril de 1909, nascia em Brooksville no estado do Kentucky nos Eua, William Branham. Proveniente de uma família pobre, com poucos dias de nascido, William tem sua primeira experiência com Deus. Seu pai estava na janela enquanto a mãe de William o amamentava quando de repente uma espécie de bola de fogo adentrou o quarto pousando sobre a cabeça do pequeno bebê. Ficou evidente para eles de que Deus o estava separando para ser realmente especial. Mesmo sendo eles não-convertidos, creram no fato e o levaram para ser apresentado na igreja batista. Apesar disso passaram-se 23 anos para que William voltasse a entrar em uma igreja. Depois de varias experiências dramáticas, tais como a perda de sua família inteira, a tentativa de suicídio, William em 1933 aos 24 anos tem a experiência que mudou sua vida radicalmente. Em reunião de avivamento que William dirigia onde havia cerca de 1.000 pessoas, todos testemunharam quando do céu desceu uma bola de fogo e pousou sobre sua cabeça. “Naquela ocasião William ouviu a voz audível de Deus que lhe disse:” Assim como João Batista foi enviado antes da primeira vinda, eu estou te enviando a ser sinal para a ultima geração que virá antes de minha volta. “A partir de hoje, você saberá cada detalhe sobre a vida das pessoas que vierem as reuniões quando as tocar com sua mão esquerda.” Depois disso ele jamais foi o mesmo, tudo que foi dito aconteceu realmente. Seu ministério foi tão poderoso que desafiaram em uma emissora de televisão. William havia decidido não dar uma palavra pois Deus iria justificá-lo. A mesma bola de fogo entrou no estúdio aos de todos que assistiam e que estavam presentes. O FBI e a kodak constataram que a imagem é uma legitima imagem sobrenatural.

Conclusão

Espero ter sido claro e objetivo para vocês que lerão esse artigo, de maneira que se sintam encorajados a buscar esse dom visando edificação, exortação e consolação dos irmãos e até mesmo de descrentes. Creio que agora mesmo o Senhor está abrindo os céus para que recebamos suas palavras e subamos até o terceiro céu.
Abra-se nestes dias para receber o Espírito da profecia, que é o testemunho de Jesus (Apoc.19:11).